sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Que é Ser Fã?

Toda vez que eu presencio algo do tipo "você é poser", eu fico me questionando o que faz de uma pessoa 'poser' e o que faz de uma pessoa 'fã'... Acho até difícil falar sobre isso, não sei porque escolhi esse assunto para hoje. Não tem uma característica que defina, cada um pensa de uma forma, cada um diz uma coisa e acredito que não exista um que seja certo e um que seja errado. Nesse caso, apenas darei a minha opinião. Ninguém é obrigado a ler, nem tomá-la como verdade absoluta, ninguém precisa concordar com o que digo, apenas quero dizer.
Não acho que ser fã é conhecer toda a história do cara e saber até o nome do cachorro dele, ou com quantos anos ele perdeu o primeiro dente ou coisas desse tipo. É claro que se você é fã você acaba descobrindo essas coisas com o tempo. É, se tornar fã leva tempo, não é de um dia para o outro! Mas acho que a "essência" de ser fã é outra... Acho que ser fã de uma banda, ou de uma pessoa, é conhecer a história daquela pessoa, sem exageros do tipo saber a cor da escova de dente ou qual foi a primeira palavra que disse e coisas desse tipo, e admirar aquela história, admirar as coisas que a pessoa, ou a banda, passou para chegar onde está. Eu to falando de banda e cantores, mas podemos considerar o mesmo para autores, atores, atrizes, personagens, entre outros. Ser fã é acompanhar, é gostar de acompanhar e aprender cada vez mais sobre aquilo que você é fã.
Ser fã não está necessariamente relacionado ao tempo. Existem pessoas que acompanham as coisas desde o início, mas isso não as torna mais fã de quem conhece há menos tempo (porém tempo suficiente para torná-la fã). E não podemos achar que todos os outros são "posers" simplesmente por achar. Essa coisa de "ciúmes daquilo/daquele que sou fã", sabe?
A verdade é que não dá mesmo pra explicar o que é ser fã, não é possível explicar o amor de fã. Só quem é fã de algo entende. Não se explica, não se ensina, apenas se sente. E quem sente entende perfeitamente.
Não sei se consegui passar a mensagem que queria. Aliás, acho que o post está meio ruim, mas é porque eu realmente escolhi um tema difícil de falar.
É, pra hoje é isso que tem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário