quarta-feira, 4 de julho de 2012

Infância

Hoje decidi que quero falar sobre "infância". Não exatamente sobre infância, mas é relacionado a isso.
Seguinte, to cansada daqueles posts do tipo: "as crianças de hoje em dia nunca terão uma infância tão boa quanto a minha", "na minha época eu brincava na rua e nem sabia o que era internet". Ok, eu também acho que era mais feliz na minha época, mas nem por isso vou ficar dizendo que as crianças de hoje não tem infância. São tantos pontos que quero abordar nesse post que nem sei por onde começo...
É claro que quem foi criança nos anos 90, ou antes disso, não tinha acesso a internet, quase ninguém tinha. Eu acho que se a criança tiver pais que sabem educar, ela não se tornará viciada em internet por ter acesso a esse mecanismo. Naquela época também não era tão violento como hoje em dia, o que possibilitava que as crianças brincassem na rua. Hoje não sobram muitas opções...
E também, eu tenho uma prima de seis anos e ela mexe no computador e fica jogando joguinhos na internet, mas se você chamar ela para brincar de Barbie ou alguma outra brincadeira fora do computador, ou chamá-la para ler um livro ou jogar algum jogo de tabuleiro ou de cartas, ela para o que está fazendo e vai brincar com você. Ela não vive para o computador como as pessoas julgam que as crianças de hoje em dia fazem.
E as crianças viciadas em video game? Bem, na minha época não era tão fácil conseguir um, mas já existiam e já haviam crianças viciadas em video game, então isso não é coisa de hoje em dia.
Os desenhos de hoje em dia são cheios de maldade? Eu concordo com isso, mas também acho Pica Pau um desenho bem maldoso. As músicas de antigamente eram melhores para crianças? Bem, talvez. Ainda existem músicas que são direcionadas apenas à crianças hoje em dia, só que as crianças preferem escutar outras coisas, coisas que não acrescentam em nada. Só que na minha época, pelo menos, enquanto eu escutava Eliana e outras músicas infantis, muitas crianças preferiam escutar É O Tchan e outras coisas que não sabiam o que significava. Tá vendo como não é tão difícil traçar um paralelo entre "antigamente" e "atualmente"?
Agora, vou ser obrigada a concordar em um ponto, as crianças das épocas mais antigas eram mais inocentes. Quer dizer, sempre existiu aquela menina de doze anos que preferia sair e ficar atrás de meninos do que brincar de Barbie ou boneca, só que hoje em dia isso tá demais! Mas sabe o que vai definir se uma criança teve ou não infância? A criação que esta recebe de seus pais ou familiares.
Também acho que na minha época as coisas eram mais legais, como eu já disse, mas isso não me da o direito de dizer que as crianças de hoje em dia não são felizes. Nós somos de diferentes gerações. Se você faz isso na brincadeira, tudo bem, é divertido, mas pense bem.
Eu olho para meus primos crianças e percebo todos eles tendo infâncias felizes, apesar de serem da época atual. Eles sempre aceitam brincar na rua, ou brincar de alguma coisa que nos faça correr ou algum jogo de tabuleiro.

Um comentário:

  1. O que influencia muito quando as pessoas a falam da infância delas foi melhor é a nostalgia, o saudosismo. Elas muitas vezes acham que a delas foi melhor (e pode até ter sido) porque elas não são crianças agora, logo elas não aproveitam os dias de hoje como as crianças.

    ResponderExcluir